sábado, 27 de julho de 2013

Alfinetadas de Austen


Quase 1 mês se passou e os meus sentimentos continuam me torturando.
Vamos aos desabafos.

Nesse tempo li alguns "romances" de Jane Austen e descobri uma nova forma de olhar os relacionamentos.
Longe de ser uma autora romântica nos padrões, alma-gêmea, destino, amor a primeira vista, um único amor pra toda vida, a autora nos apresenta uma perspectiva diferente sobre o "ser romântico". 
Basicamente para Jane Austen, para um relacionamento dar certo basta um coração amoroso, passar um pouco de tempo juntos e uma pitada de acaso. Estes são os ingredientes para um relacionamento que vai durar, independentemente da paixão e dos gostos. Isto porquê, o diferencial de um coração disposto ao amor é justamente aceitar as diferenças. Gostar de alguém exatamente igual a você é narcisista. Logo passando tempo com alguém, independente de quem, se você possuir uma aptidão para o amor, será fisgada. 

Acredito que compreender esse romantismo à la Austen me ajudou a perceber algumas características dos meus próprios relacionamentos, sempre duvidei um pouco do romance estereotipo, pensava naquela frase: "Não é uma coincidência o amor da sua vida aparecer justamente na sua vida?" e realmente, me parece que seria coincidência demais, Austen concorda. 

Comecei a pensar na minha vida e nos meus "romances" e percebi que me identifico com os personagens de Austen, pois, todas as vezes que me "apaixonei", foi porque estava disposta a isso e porque convivia com a pessoa. Isto me deixou estupefata, "Quer dizer que não mando nem no próprio coração?" "Até isso pode ser reduzido a uma lógica?" 
(haha como se amor tivesse lógica).  

A autora parece louvar esse tipo de romance como mais autêntico, comum e duradouro. 
Confesso, essa perspectiva tem um quê de libertadora, tira o peso da nossa felicidade depender de um encontro feliz, e coloca essa responsabilidade em nós mesmos.


Obs: não se deixem enganar com os filmes baseados na obra de Austen, se lermos os romances com atenção perceberemos esses fatores, o acaso principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário